quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Nessa terra de gigantes

Enquanto o mundo for um lugar de batalha por honra e mérito, "uma terra de gigantes que trocam vidas por diamantes", enquanto o que mover o mundo for a busca por reconhecimento, enfim, enquanto o mundo for mundo, qualquer manifestação que pregue a idéia de igualdade entre os homens será, na melhor das hipóteses, convidada a se retirar do meio deles. Afinal a mensagem de igualdade é ameaça ao ambiente que tem na desigualdade o seu fundamento e o seu sustento.

Pedro diz que os governantes são os enviados pelo rei para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. É assim na terra de gigantes com seus conceitos de bem e mal.

Sabendo que aquEle que viveu a tal mensagem de igualdade disse justamente que o reino dEle não era desse mundo; sabendo que a mensagem da graça anunciada e vivida por Jesus foi rejeitada e perseguida nos ambientes humanos que mais dependem da existência da anti-graça/desigualdade (política e religião); sabendo de tudo o que ocorreu com Ele nesse mundo em razão de sua coerência com a verdade que Ele mesmo dizia ser; sabendo que praticando o bem supremo Ele foi punido como praticante do mal; sabendo de tudo isso, como podemos alimentar a expectativa de que, sendo cristãos, seremos reconhecidos com honra nessa terra de gigantes?

Inúmeras citações caberiam aqui. As que falam de Caim com seu conceito terreno de justiça perseguindo Abel que por sua vez não tem justiça em sí e por isso é chamado de justo; as citações do rei que observando a terra de gigantes verificou que tudo era vaidade de vaidade; as citações que mostram que ser coerente com o amor é renunciar, e que só se vive em coerência com o amor pela via da fé, afinal é preciso crer que o amor existe! Enfim, caberia muita coisa, mas conforme foi comentando ontem, nada disso sequer precisaria ter sido dito pois todos sabemos sobre elas (essas coisas) por causa do espírito que habita em cada um de nós.

Portanto não se surpreendam, meus irmãos, se o mundo os odeia. Jamais retribuam maldade com maldade nem ofensa com ofensa, mas, pelo contrário, retribuam com o bem, não o da terra de gigantes, mas o que lhes habita. Porque este é o chamado de vocês!

Mas quem disse isso não fui eu!


hugo



0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP