segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Variações de um mesmo tema

Abraão foi justificado pela fé. Antes de Moisés. Sem Lei. Portanto antes de Jesus também. Por isso se diz que a promessa feita a Abraão não foi segundo a Lei, mas foi pela justiça da fé! (Pois Abraão nem tinha Lei!)

A fé que Abraão tinha em Deus não tinha garantias do lado de fora. Por isso se diz que ele creu contra toda a esperança. Era tudo do lado de dentro. Tudo subjetivo. Fé! Fé simples. Diferente do "Show da Fé" que passa na TV!

A fé não dá show!

A fé que dá show é Fede Show...(Perdão pelo trocadilho!)

Conquanto fosse inevitável realizar milagres, coisas loucas mesmo, tipo ressucitar morto de 4 dias, fazer cego de nascença enxergar, Jesus não era "do show". Se fosse bastaria ter dado uma aparecidazinha depois de ressucitado no meio de um debate no Aerópago ou então aparecer para César, Pilatos ou para o Sinédrio reunido. Seria simples.

Mas nada! Ele ficou com os seus!

Quando Pedro responde à pergunta de Jesus dizendo: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo!", não é porque O tenha visto, tocado ou estado na frente dele, ao contrário, Jesus diz que a declaracao de Pedro é fruto de um entendimento dado pelo Pai, vindo do alto. Disse ainda que homem nenhum consegue chegar a essa conclusao apenas por ter visto o "show", afinal muitos viram sem que se permitissem crer.

Outra hora Jesus diz a Tomé: "Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram."

E também "...vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei."

Porque se Jesus fica, Ele é Deus conosco, fora de nós, o Jesus do show, mas se Ele vai é Deus em nós, dentro... conforme a experiencia de fé que já havia em Abraão!

no Caminho, "depois de ontem", de Caio e de Ivo,

hugo
Estação Fortaleza
www.caiofabio.com
http://caminhofortaleza.blogspot.com


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP