quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Re: Minuto da Graça - Um Rabino conversa com um caminhante!

Minuto sem-graça, apesar da Graça (Resposta ao "Minuto da Graça")

Hugo,
Espero ajudar o seu crescimento na Fé, e como você vem pedindo a bastante tempo, resolvi compartilhar com você.

Se você pensou ou acreditou que a Graça ¹ seria 100% FREE, não caia do "cavalo" agora. Antes, prove um pouco de Vinho Novo. Apesar do envolvimento sumário de temas como: perdão, salvação, arrependimento, galardão e tantos outros. Nós podemos definir algo para caminhar ainda que por Fé ².

A Graça não é de graça ³. Custa muito caro. E como! Entre tantas coisas, tais como o Sangue de Jesus derramado, o filho unigênito de D´us sacrificado, a caminhada de Fé dos personagens Bíblicos que nos transmitiram a Palavra revelada nas Escrituras e etc. Reconhecer o valor inestimável daquilo que a Graça representa para nós, não é tarefa fácil, mas vale cada segundo empregado.

Existe um entendimento que vai além da diferença semântica, onde afirmamos que vivemos "pela Graça" e não "de graça". Tudo nesse mundo em que vivemos só tem sentido quando se torna uma resposta ou reação aquilo que D´us efetuou.

Atos de amor ⁴, boa vontade ⁵ e qualquer outra ação em favor do próximo, não fazemos por nós mesmos, mas como uma reação ⁶ dentro do relacionamento com o mundo criado por D´us. Vivemos por Ele e para Ele, pois tudo vem dEle ⁷, que ainda nos coloca como mordomos nesse mundo e nos recompensa por tudo que fazemos na sua seara.

Agora, antes de ficarmos embriagados com o "Vinho Novo", podemos entender a mente confusa (para alguns) da "galera que diz Yeshua é o Messias". Sim, essa galera que nasceu com um movimento chamado Judaísmo Messiânico, encabeçado por um jovem judeu e uma turma de doze. Depois que esse movimento alcançou proporções imensuráveis, até esquecemos o nome original e as premissas que norteavam esse movimento. Podendo ser encontrado ainda hoje, em qualquer uma das suas vertentes. Da mais consistente até a mais diluída.

Amamos porque ele nos amou primeiro. Só porque o preço é caro demais e não podemos pagar como convém, isso não significa que é de graça. Mas D´us exercerá sua misericórdia quando lhe aprouver. Fazer "algo em nome do Senhor" não tem sentido ou valia alguma se não realizado tal como escrito na Lei (Shemá), "de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças". Se essa fórmula for diluída em filosofias humanistas, nunca seremos conhecidos e seremos apartados do Senhor por praticar uma fórmula errada (iniqüidade).

Como diria o Caio, "Sem barganhas com D´us". Como disse Jesus, "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir".

¹ Como favor imerecido, só é justa partindo de D´us para com o Homem. O contrário não teria sentido algum. É por isso que a palavra hebraica "hesed" tem duas vertentes comuns: bondade e misericórdia. Mesmo assim, não é bem traduzida nas línguas receptoras.
² No conceito Bíblico sempre expressa uma ação(forte com uma aliança) e não uma contemplação filosófica.
³ Sem valor. Entendemos que tudo o que existe, mesmo não sendo valorizado, custou algo.
⁴ 1 João 4:19 ;Mateus 7:11 e Lucas 11:13
⁵ Tiago 1:17
⁶ 1 João 4:19
⁷ Romanos 11:36; Colossenses 1:20;1 Pedro 1:21 ;Romanos 13:1 ; 1 Coríntios 8:6; Hebreus 2:10; Apocalipse 4:11

Apesar de o seu amigo fariseu conhecer um pouco das letras originais, o segredo de tais revelações está na leitura da Bíblia toda. Já falamos sobre isso. Em breve teremos mais do mesmo em nosso site.

P.S. Quando desejar publicar minhas palavras no Blog, me avise bem antes, apenas para que eu melhore a letra. Sabes tu como é complicado usar um texto fora do contexto ou mesmo fora do papo MSNical

Shalom!
Pastor Messiânico

__________________________________________________________


Pastor, não creio que nossa conversa seja útil para nós. Talvez seja para outros chegarem às suas conclusões, por isso estou colocando no blog.

Veja, eu uso Jesus p/ interpretar algo, você faz o contrário, você usa algo para interpretar Jesus!

Eu poderia terminar a conversa aqui! rsrs... Aqui é o começo da nossa conversa e será o fim.

Vamos lá. Você está usando duas linhas de pensamento para entender a graça:

1. O pensamento lógico matemático e, portanto, grego (que você critica). Pensamento que escuta: " A Graça é de graça" e entende que ela "não vale nada" ou não tem valor, afinal de graça é sem valor, é zero e zero=nada ou zero=vazio!

Aqui eu admiro sua intenção de defender Deus, apesar de considerar que Deus não precisa de defesa!

2. O pensamento da religião, que segue o curso desse mundo e só atribui valor (quando atribui) àquilo que conquista com esforço, suor e sangue!

A prova de que você se utiliza de um desses pensamentos ou dos dois, são suas palavras achando que não reconheço valor da graça: "Reconhecer o valor inestimável daquilo que a Graça representa para nós, não é tarefa fácil, mas vale cada segundo empregado".

Dizer que a graça é de graça não é não atribuir valor a ela, e nem é jogar no lixo a caminhada de fé de ninguém.

Seria para o pensamento grego (1) ou para o da religião (2). E não é justamente para esses dois que a Cruz é loucura e escândalo? Poderia terminar aqui também...mas seguindo...

Quando digo que você não conhece o que pregamos não erro. Você não conhece! E ainda se posiciona pelo que pensa conhecer. Considera que falamos que viver pela graça é viver sem resposta ao que Deus fez, afinal Ele fez de graça. Prova disso (mais uma vez) são suas palavras tentando me dizer o que já sei e que você pensa que não sei: "Tudo nesse mundo em que vivemos só tem sentido quando se torna uma resposta ou reação aquilo que D´us efetuou."

Não pregamos a ausência de resposta. Mas não pregamos a resposta. Pregamos aquilo que gera a resposta.
Talvez você consiga entender agora: Nós falamos sobre a Videira e não sobre a capacidade de um ramo dar frutos.
Do contrário precisaríamos considerar que o fruto é mérito do ramo, e você sabe que não é, pois o ramo não pode dar fruto de si mesmo!

Nosso irmão que se congrega com você diz assim sobre vocês: "Cremos na graça, mas conseguimos falar de outra coisa."

Pois bem, digo eu digo sobre nós: Cremos na Graça e não conseguimos falar de outra coisa! ahahah...é simples assim mah...rsrs

Ele diz ainda: "A Graça salva e a Torá santifica."

Pois bem, nós cremos que a Graça que salva é a mesma que santifica!

Mas seguindo...

O seu movimento não nasceu com Jesus e os doze! Não faça isso! Jesus precisaria ter sido perverso p/ considerar que a santificação do mundo dependeria do anuncio da Torá aos confins da terra! Não faça isso em nome de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida! Seria preciso também ver Paulo anunciando a Torá aos Romanos! E eu sei que você vê isso, por isso acho nosso papo inútil p/ nós dois, pois eu não vejo!

Sim, você me diz para experimentar um pouco do Vinho Novo e alerta para o perigo da embriagues. Não se preocupe pois nesse sentido O Vinho Novo não causa torpor. O que seda, vicia e tira o bom-senso é o vinho velho, aquela mentalidade da religião que não aceita um cara de 30 anos andando por ai incluindo e mandando para o céu gente que, de acordo com os frutos ou de acordo com a santidade, não teria parte com Deus.

Ai você me acusa de ter filosofias humanistas...

Eu não sei como você define "Filosofias Humanistas", mas se for a fala que promove a aproximação e inclusão de prostitutas, pecadores e excluídos, então acuse Jesus!

A sua nota de rodapé judeu messiânica explica bem a sua visão. Você acha que "favor imerecido" é uma contemplação filosófica... ...por isso o rejeita! rsrs

Ai você fecha com chave-de-ouro: ..."Apesar de o seu amigo fariseu conhecer um pouco das letras originais, o segredo de tais revelações está na leitura da Bíblia toda."

Pois bem, para nós o segredo está em Jesus!

No mais, é que nem diz o meu irmão André: "Vem comigo que no Caminho eu te explico."

P.S.: Capricha na letra que tá indo tudo para o blog.

Fica com Deus

hugo


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP