quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Professor do engano - Como esculhambar uma verdade

"O Homem corresponde a um "fenômeno de massa". Isso quer dizer, à primeira vista, que não podemos progredir até o fim de nós mesmos, sem sair de nós mesmos, mas unindo-nos aos outros, de maneiras a desenvolver por essa união, um acréscimo de consciência. Dai o sentido profundo do amor, que, sob todas as suas formas, nos impele a associar nosso centro individual com outros...o amor, cuja função e encanto essenciais são os de nos completar (...) Para ser plenamente nós mesmos, nos achamos forçados a alargar a base do nosso ser, isto é, a juntar-nos ao outro."

Teilhard de Chardin


______________________

Quando se ouve algo referente ao Reino, sempre, sempre, S.E.M.P.R.E, tem-se a tendência de fazer do que foi dito uma informação. E da informação um ensino do tipo: "aprenda isso para alcançar aquilo".

Por exemplo, vejo essa fala (acima) de Teilhard de Chardin como uma verdade.

Mas ai o enganado (bem intencionado até) ouve isso e adota o exercício de praticar o tal "alargarmento da base do ser" visando o crescimento próprio.

E do que era uma simples constatação de um processo natural e dinâmico (e portanto do Espírito - Dunamis), o enganado faz algo sistematizado e amarrado ao tempo: primeiro isso, depois aquilo.

É o mesmo enganado que ouve Jesus falar do galardão para quem dá assistência aos pequeninos, e passa a assistí-los pensando na recompensa.

Aliás, essa é a fórmula perfeita para se esculhambar uma verdade: ouvir o que não se disse e aprender o que não se ensinou!

Pior que isso só quando o cara passa a ensinar o que pensa que aprendeu...é quando ele vira professor do engano!

Dai não ser estranho que seus discípulos virem mais filhos do inferno que ele mesmo!

no Caminho,

hugo
02/09/2009


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP