domingo, 3 de julho de 2011

Transformando lixo em adubo

Existem várias formas de fazer o seu lixo virar adubo. Logo abaixo mostro como faço aqui em casa combinando duas formas: uma composteira de chão (sem minhocas) e uma composteira em baldes (com minhocas). Essa última é ideal pra quem tem pouco espaço ou até espaço nenhum.

Agradeço ao Eduardo Feniman e Cláudio Oliver pelo belo trabalho que serve (além de tudo) de incentivo, e pela atenção com as dúvidas que surgem no caminho.

no Caminho,


hugo theophilo



1. Separamos todo e qualquer resíduo vegetal (de preferência crú) em vasilhas de plástico. Pó de café também entra...com filtro e tudo...até guardanapo entra!
 
A propósito (e só pra eliminar a propaganda) a vasilha amarela é de uma marca de sorvete chamada FrutBiss. É um sorvete horrível. Não gastem dinheiro comprando essa porcaria!

2. Retiro um pouco de material da composteira abrindo um pequeno espaço.


3. Despejo o conteúdo das vasilhas na composteira


4. Molho tudo uniformemente...com o regador ou espalhando a água com as duas mãos (não do jeito que está na foto...rsrs)


5. Misturo tudo com folha seca e com o substrato que já está na composteira. Depois cubro com uma camada da mesma coisa (folhas e substrato) e molho mais uma vez.


6. Pego aquele material que retirei da composteira no passo 2...


7. ...e passo na peneira


8. O substrato peneirado


9. A terra fina que uso para o plantio


10. A parte ainda em decomposição (que não passou na peneira)...


11. ... e vai para os baldes das minhocas virar húmus
Essa forma de compostagem em baldes com minhocas é ensinada por Eduardo Feniman e Cláudio Oliver do movimento "Do meu lixo cuido eu". Recomendo esse vídeo onde explicam com detalhes como fazer: http://www.youtube.com/watch?v=HZq86-zICLM


1 comentários:

Claudio Oliver 3 de julho de 2011 às 13:43  

legal Hugo. E vamos deixando claro que continuamos sempre à disposição e torcendo muito pelo que fazes ai. Conte com a gente.

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP