sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

2 anos de desemprego criador

A vida não impõe situações esmagadoras. A vida impõe é a necessidade de escapar delas. Não só resistir aos golpes, mas fazer como no judô: usar a força do golpe que vem como impulso para criar o movimento que vai se livrar dele. Resistir criando. É como usar a prisão para sair da prisão. Cada situação esmagadora demanda uma coleção de habilidades necessárias para efetuar essa resistência criadora. Ultrapassar cada uma delas atesta um certo grau de maestria. Brinco dizendo que quando resolvi algumas carências e desenvolvi habilidades para escapar de sacerdotes e gurus, alcancei o primeiro grau de maestria, o primeiro dan! Quando consegui me livrar do emprego, de todos os problemas que ele me trazia e passei a viver como dono de casa, aprendiz de permacultor e um pai que faz pão, alcancei o segundo dan. Quebrando cartões de crédito e me livrando do sistema de crédito financeiro, alcancei o terceiro dan. E hoje, em processo para alcançar o quarto dan, vou vendo que viver, a exemplo da situação em que é preciso levar injeção na bunda, é escolher pelo dano menor. E entre as tais habilidades adquiridas tão necessárias, sempre estão duas sem as quais não se escapa de nada: a habilidade de perder e a habilidade de adiquirir habilidades.

hugo theophilo
Especialista Master há 2 anos em CreativeUnemployment certificado pelo Instituto Calabouço e pelo Centro de Experiências Emancipatórias Theophilândia.

hahahaha...aí é um currculozão!


--
Instagram: @hugotheophilo
"Cada um de nós, e cada um dos grupos em cujo seio vivemos e trabalhamos, deve se tornar o protótipo da era que desejamos criar." - Ivan Illich


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP