sábado, 17 de abril de 2010

Despolarizando o filho mais velho

A festa que recebe o pródigo é a relação pai/filho superando o paradigma bem/mal.
O mais velho se recusa a entrar na festa, a superar a dicotomia. Atribui sua afirmação a si mesmo, ao saber polarizado: "...nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com meus amigos!"
O velho não admite o novo. A polarização não admite a misericórdia. Caim não admite Abel. A moral não admite o Evangelho.
O Pai sai da festa e insiste na superação: "Filho, você está sempre comigo e tudo o que tenho é seu". Como que dizendo o óbvio: "Você é meu filho porque eu sou seu pai"!

Parece não adiantar. O polarizado é separado da origem (pai).

O filho insiste na separação.

O pai insiste na superação.

É mais uma parábola de Jesus.


Nele, Árvore da Vida,

hugo

Leia também:
Despolarizando o perito na Lei: http://tinyurl.com/y25wngg
Despolarizando os discípulos: http://tinyurl.com/y3jyexp


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP