quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Paulo, Tico, Teco e os cristãos

A "justificação por meio de Cristo" a 2 mil anos atrás: Paulo tentando minar as diferenças e o sectarismo promovidos pela jactância dos que se consideravam auto-justificados. Paulo tentando igualar a todos debaixo de uma mesma condição. Paulo a todo instante repetindo: "Vocês não são diferentes deles, parem com isso, deixem de ser bestas, vejam...vocês estão unidos por adão, pelo pecado, pela filiação a abraão, por cristo. Do começo ao fim vocês são iguais. Onde está a diferença que faz de vocês melhores do que eles?" Paulo tentando minar um paradigma regulador e substituí-lo por um emancipador.

A "justificação por meio de Cristo" 2 mil anos depois: Os cristãos tentando fazer o oposto, INDIVIDUALIZANDO A JUSTIFICAÇÃO por meio de Cristo, que virou ferramenta para separar melhores de piores. Cristo passou a ser o que separa. Gloriem-se nEle, deixou de ser: "Parem de se gloriar pelo que vocês pensam que lhes diferencia daqueles ali e gloriem-se em Cristo, em quem vocês todos são iguais!" e virou: "Gloriem-se em Cristo, que lhes diferencia e os torna melhores do que aqueles ali!"

Se o tico e o teco estão bem, é mais ou menos por ai.


Alguma igreja quer me convidar para conduzir um estudo da carta aos Romanos? rsrs


--
hugo lucena theophilo
http://hugotheophilo.blogspot.com
"Cada um de nós, e cada um dos grupos em cujo seio vivemos e trabalhamos, deve se tornar o protótipo da era que desejamos criar." - Ivan Illich


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP