sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Sobre principados e potestades

Ó...abaixo um trecho de "Discurso sobre a servidão voluntária" de Etienne de La Boétie...escrito em 1500 e bolinha, que eu relacionei irresponsavelmente com os termos "Principados" e "Potestades" usados por Paulo (o apóstolo).

Se você é crente, sugiro ler sem essa mania de crente de metaforizar tudo, assim fica mais fácil perceber (como diz meu amigo Al Tiririca Duarte) que Paulo foi buscar os termos "Principados e Potestades" nas estruturas hierárquicas que conferiam a um homem (ou a alguns) o poder de governar todos os outros...que é o assunto do texto abaixo.

Segue:

______

"...parece que vos sentis felizes por serdes senhores apenas de metade dos vossos haveres, das vossas famílias e das vossas vidas; e todo esse estrago, essa desgraça, essa ruína provém afinal não dos seus inimigos, mas de um só inimigo, daquele cuja grandeza lhe é dada só por vós, por amor de quem marchais corajosamente para a guerra, por cuja grandeza não recusais entregar à morte as vossas próprias pessoas.

Esse que tanto vos humilha...uma só coisa ele tem mais do que vós e é o poder de vos destruir, poder que vós lhe concedestes. Onde iria ele buscar os olhos com que vos espias se vós não lhos désseis? Onde teria ele mãos para vos bater se não tivesse as vossas? Os pés com que ele esmaga as vossas cidades de quem são senão os vossos? Que poder ele tem sobre vós que de vós não venha? Como ousaria perseguir-vos sem a vossa própria conivência?

...

Semeais os vossos frutos para ele pouco depois calcar aos pés. Recheais e mobiliais as vossas casas para ele vir saqueá-las, criais as vossas filhas para que ele tenha em quem cevar sua luxúria. Criai filhos a fim de que ele, quando lhe apetecer, venha recrutá-los para a guerra e conduzí-los ao matadouro, fazer deles acólitos da sua cupidez (coroinhas da sua cobiça) e executores das suas vinganças. Matai-vos a trabalhar para que ele possa regalar-se e refestelar-se em prazeres vis e imundos. Enquanto vós definhais, ele vai ficando mais forte, para mais facilmente poder refrear-vos. E de todas as ditas indignidades que os próprios brutos, se as sentissem, não suportariam, de todas podeis libertar-vos, se tentardes não digo libertar-vos, mas apenas querer fazê-lo."

______


--
hugo lucena theophilo
http://hugotheophilo.blogspot.com
"Cada um de nós, e cada um dos grupos em cujo seio vivemos e trabalhamos, deve se tornar o protótipo da era que desejamos criar." - Ivan Illich




0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP