segunda-feira, 15 de abril de 2019

Oficina: Fermentados (Kombucha e Levain) - Domingo, 05/Maio, das 14h às 17h



Galera! Saudações Agro-Eco-Probiótico-Theophílicas!

Seguindo com a alegre e (mais do que nunca) necessária estratégia para juntar gente amorosa em busca de armas de vida (nunca de morte) e para promover encontros de quintal em torno da mesa, anuncio mais uma oficina onde falarei sobre os queridíssimos fermentados Kombucha Levain

A oficina será no Domingo, 05/Maio. A idéia é bater um papo sobre fermentação e demonstrar como cultivar e produzir a kombucha e o levain (o fermento usado no pão). Para quem não sabe o que é cada um, segue um pequeno texto.

Kombucha é uma super bebida fermentada, viva e probiótica, repleta de enzimas, polissacarídeos e ácidos orgânicos produzidos através de um delicado processo de fermentação natural. Extraordinária para a saúde, pois ajuda a colonizar o trato digestório com microorganismos extremamente benéficos. Por ser gaseificada naturalmente pelo processo de fermentação, a kombucha é muito usada para substituir o refrigerante. É um refrigerante muito amigo da saúde.  Além de estar consumindo um super alimento vivo, ao beber Kombucha você também estará degustando uma bebida cheia de tonalidades e de sabor especial. Ela é uma potente fonte de ácidos orgânicos, repleta de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e a famosa B12) e C, 14 aminoácidos, enzimas, além dos polifenóis encontrados no chá.

Levain (ou fermento natural) é uma cultura de microorganismos usada para fermentar preparações à base de farinha de trigo e que permite a produção de pães, bolos, panquecas, focaccias ou pizzas com índice glicêmico mais baixo e teor reduzido de glúten, facilitando enormemente a digestão. Consta que 6h de fermentação usando levain são suficientes para diminuir o índice glicêmico do pão de 100 para 54 (o que já é baixo) e o teor de glúten de 14% para 7%. Além disso, a fermentação lenta libera compostos aromáticos que deixam os pães, pizzas, bolos (por ex) com sabor e cheiro incomparáveis.

A oficina será no Domingo, 05/Maio, das 14h às 17h. A inscrição custa R$ 100,00 por pessoa (lanche incluso). 

OS 10 PRIMEIROS INSCRITOS PAGAM R$ 70,00 (CADA).

Para se inscrever é preciso fazer transferência/depósito do valor antecipadamente. Em caso de interesse, entrem em contato para pegar dados bancários (WhatsApp no cartaz e no fim do email)

Cada participante ganhará dois vidrinhos. Um com uma porção de levain e outro com uma semente de kombucha. 

No dia será servido lanche com as produções da casa (pães de fermentação natural, ghee e kombucha) e cada uma dessas coisas também estará à venda para quem tiver interesse. Além disso teremos mudinhas de ervas, temperos e hortaliças à venda.

O sítio Theophilândia fica na Caucaia (Garrote Village). Envio detalhes para os inscritos.

Inscrições abertas!

Divulgações, compartilhamentos e indicações são muito bem-vindos e nos ajudam a seguir com esse ensaio de mundo oposto.

Formas de contato:
WhatsApp: (85) 9 9700-8231
Instagram: @hugotheophilo
Facebook: /hugotheophilo
-- 
hugo lucena theophilo
http://hugotheophilo.blogspot.com
"Cada um de nós, e cada um dos grupos em cujo seio vivemos e trabalhamos, deve se tornar o protótipo da era que desejamos criar." - Ivan Illich


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP