O engano de ontem e hoje
Isso não me parece apenas uma idéia a ser compreendida. Isso é vivido HOJE! A presunção de Adão e Eva de serem como Deus, conhecedores do bem e do mal, é a nossa presunção HOJE! E assim vivemos com tudo o que isso gera, a saber: justica-própria, auto-suficiência e todas as mazelas provocadas pelo inchaço do que chamam de ego. Eu me basto! Sim, nós somos assim. Não percebemos porquê é tudo camuflado de beleza, parece bom aos olhos. Mas, sabendo ou não, foi com essa presunção que Adão e Eva comeram do fruto. Nessa condição presunçosa e com a auto-suficiencia resultante pensaram que teriam a nudez coberta por sí mesmos, com folhas de figueira e é assim que nós somos apanhados, ridiculamente cobertos por (e de) esforço próprio, pensando estar cobrindo uma nudez que se mostra tão somente por ter sido percebida e coberta. E quanto mais nos esforçamos para cobrir, mais nús ficamos.
Aí eu leio:
“...e Deus perguntou: Quem lhe disse que você estava nú?”
Aí eu penso:
Quem meu filho? Quem lhe disse que, pelo fato de estar pelado, você estava nú? E quem lhe disse que é isso que lhe cobre? E quem lhe disse que é você quem se cobre? Eu vou dizer quem lhe cobre. Você não vai entender tudo agora. Por enquanto vou só dar uma demonstraçãozinha imolando esses animais... apenas para representar o que já foi feito antes da fundação do mundo, mas que para vocês ainda vai ser feito, visto que vocês vêem o tempo apenas cronologicamente. Toma aqui essas peles e fica sabendo que quem te cobre sou Eu!
Aí eu oro:
Pai, tu sabes, a serpente continua seduzindo com propostas que geram em nós auto-suficiência. Tu sabes que a presunção e o engano de Adão nos chegam disfarçados de beleza. Que sem a tua sensatez os nossos olhos só escolhem pelo engano. Que assim, como foi na origem, é hoje. Tu vês com os teus olhos. Alguns agem como se ser conhecedores do bem e do mal os tornasse donos da verdade. Não percebem que a árvore da vida nos foi tirada justamente para que não vivêssemos assim para sempre. Alguns parecem não saber que a verdade é uma pessoa e apesar de não dizerem “Eu sou a verdade” agem como se tivessem dito. Por favor, ajuda-me para que essa desgraça não me faça agir como se eu me bastasse. Mas que eu saiba que o que me basta é a tua graça que é o teu Filho. E que assim eu me enxergue.
Amém.
Tweet
0 comentários:
Postar um comentário