segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Quem estudou compra. Quem não estudou planta.

Essa semana eu liguei a TV. Deve ter sido a 3ª vez nesse ano. Passava um documentário sobre uma comunidade que basicamente não tinha o que comer, mas montou uma espécie de usina de reciclagem de lixo e agora vivia bem.

Uma das mulheres, ao ser entrevistada, disse que antes da usina tinha vergonha de ir ao supermercado, pois só tinha dinheiro para comprar 100g de carne moída e ficava constrangida ao ver as pessoas enchendo os seus carrinhos. Segundo ela, hoje era diferente. Estava muito orgulhosa, afinal já podia encher o seu carrinho no supermercado.

Eu vi isso e fiquei pensando em mim...na minha tentativa de esvaziar o carrinho.

Esse ano eu tive mais uma infelicidade. Como se não bastassem as dores de parto que venho ganhando ultimamente, me apresentaram a noção de auto-suficiência. É simplesmente impressionante como o Mercado engoliu tudo, re-significou tudo...desde o que envolve o nascimento de uma pessoa até a sua morte, passando pela noção de felicidade, de miséria, saúde, educação, sucesso, prosperidade, amizade...Tudo, absolutamente tudo é significado pelo Mercado. Mas o impressionante não é isso e sim o aniquilamento da possibilidade da liberdade e da auto-suficiência. Educação é o que o Mercado diz, não há outra possibilidade. Você não é livre para escolher outra maneira de viver. Ter o que comer é ter com o que comprar. Sem ter com o que comprar não se tem o que comer, porque comida é o que se compra!

Diante da constatação de que os tomates da Ceasa estão com teor de veneno acima do permitido pelo Mercado (Acredite! Existe um teor de veneno permitido), ele (o Mercado) representado pela Anvisa, sugere que as pessoas comprem tomates de origem conhecida, assim, terão garantia de estarem ingerindo menos agrotóxico. Legal né? Essa é a saída: menos veneno! Plantar em casa nem pensar! Não existe a opção NENHUM VENENO!

Existiria, mas em outro mundo: um mundo mágico onde MISTERIOSAMENTE e AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEM, nasce um pé de tomate se você enfiar uma semente no chão. Mas isso é coisa pra quem não estudou. Você mesmo passou mais de 10 anos sendo "educado" para ser inserido no Mercado. Então você não precisa plantar, pois pode comprar. O cara que não estudou planta e você que estudou compra. Além do mais você já deve ter coberto o último centímetro quadrado de areia da sua casa com cimento ou cerâmica adquiridos no mesmo Mercado!

Eu produzo tomates a fim de comê-los, a fim de inseri-los na minha boca. Agora faça de conta que o meu nome é Mercado e que os tomates são pessoas. Entendeu o que significa ser inserido no Mercado de Trabalho?

Se um ou dois terrenos fossem responsáveis pela produção de vegetais para o seu quarteirão, o agro-negócio com seus venenos iria à falência!

Só pensando aqui...


hugo


0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP